sábado, 19 de setembro de 2009

Ocorrência natural

Hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, compondo 75% da matéria normal por massa e mais de 90% por número de átomos. Este elemento é encontrado em grande abundância em estrelas e planetas gigantes de gás. Nuvens moleculares de H2 são associadas a formação de estrelas. O elemento tem um papel vital em dar energia as estrelas através de cadeias próton-próton e do ciclo CNO de fusão nuclear.
Pelo universo, o hidrogênio é geralmente encontrado nos estados atômico e plasma, cujas propriedades são bem diferentes do hidrogênio molecular. Como plasma, o elétron e o próton de hidrogênio não são ligados, resultando em uma condutividade elétrica muito alta e alta emissividade (produzindo a luz do Sol e outras estrelas). As partículas carregadas são altamente influenciadas por campos elétricos e magnéicos. Por exemplo, no vento solar elas interagem com a magnetosfera da Terra, fazendo surgir as correntes de Birkeland e a aurora. Hidrogênio é encontrado em estado atômico neutro no meio interestelar. Acredita-se que a grande quantidade de hidrogênio neutro encontrado nos sistemas úmidos Lyman-alfa domina a densidade cosmológica bariônica do Universo até o desvio para o vermelho z=4.
Em Condições Normais de Temperatura e Pressão na Terra, o hidrogênio existe como um gás diatómico, H2 (para dados ver tabela). Entretanto, o gás de hidrogênio é muito raro na atmosfera da Terra (1 ppm por volume) devido ao seu peso leve, o que o possibilita escapar da gravidade da Terra mais facilmente que gases mais pesados. Entretanto, o hidrogênio (na forma combinada quimicamente) é o terceiro elemento mais abundante na superfície da Terra. A maior parte do hidrogênio da Terra está na forma de compostos químicos tais como hidrocarbonetos e água. O gás de hidrogênio é produzido por algumas bactérias e algas, e é um componente natural do flato. Metano é uma fonte de hidrogênio de crescente importância.
NGC 604, uma gigante região de hidrogênio ionizado na Galáxia do Triângulo

Um comentário: