quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bomba de Hidrogênio

Teste que consistiu na primeira detonação da bomba de Hidrogênio nas Ilhas Marshall em 1 de Março de 1954






Testes Nucleares: Castle Bravo, uma bomba de hidrogênio de 15-megatons, é detonada no Atol de Bikini nas Ilhas Marshall no Oceano Pacífico, resultando na pior contaminação radioativa provocada pelos Estados Unidos


As Ilhas Marshall são um país da Micronésia, cujos vizinhos mais próximos são Kiribati, a sul, os Estados Federados da Micronésia, a oeste, e a ilha Wake, pertencente aos Estados Unidos da América, a norte.

Embora tenha a constituição de uma república, este território é um "Estado Livremente Associado" aos Estados Unidos da América.

O “Castle Bravo”, nome em código dado para o primeiro teste dos Estados Unidos de uma bomba de hidrogênio, foi detonado em 1º março de 1954. Era uma bomba de hidrogênio de 15-megatons, detonada no Atol de Bikini nas Ilhas Marshall no Oceano Pacífico, resultando na pior contaminação radioativa provocada pelos Estados Unidos.

Este o primeiro teste da Operação Castelo (seguido por uma série de testes de vários dispositivos), era para ser um teste secreto, mas acabou envenenado os habitantes das ilhas ao seu redor, bem como a tripulação do Daigo Fukuryū Maru ("Lucky Dragon Nº 5"), um barco de pesca japonês, criando preocupação internacional sobre os testes termonucleares na atmosfera.

O desenho da arma era, basicamente, uma nova forma de bomba de hidrogênio, tendo os cientistas subestimado o quão vigorosamente alguns dos materiais empregados na arma viriam a reagir. Como resultado, a explosão - com uma potência de 15 Megatons - foi duas vezes mais poderosa do que o previsto. Aparte este problema, a arma gerou também uma grande quantidade de cinzas radioativas, mais do que a antecipada, e uma mudança no padrão climático provocou a dispersão das cinzas numa direção que não tinha sido evacuada a tempo.

A mancha de cinzas espalhou altos níveis de radiação por mais de 160 km, contaminando várias ilhas habitadas em atóis vizinhos (as populações tiveram de serem evacuadas, muitas sofrendo de queimaduras de radiação e, mais tarde, de outros efeitos como elevada taxa de cancro e de defeitos de nascença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário