sábado, 19 de setembro de 2009

Combustão

Gás hidrogênio (dihidrogênio) é altamente inflamável e queimará em concentrações de 4% ou mais H2 no ar. A entalpia de combustão para o hidrogênio é −286 kJ/mol; ele queima de acordo com a seguinte equação balanceada.



2 H2(g) + O2(g) → 2 H2O(l) + 572 kJ (286 kJ/mol)




Quando misturado com oxigênio por entre uma grande variedade de proporções, o hidrogênio explode por ignição. Hidrogênio queima violentamente no ar, tendo ignição automaticamente na temperatura de 560 °C. Chamas de hidrogênio-oxigênio puros queimam no alcance de cor ultravioleta e são quase invisíveis a olho nu, como ilustrado pela faintness da chama das turbinas principais do ônibus espacial (ao contrário das chamas facilmente vísiveis do foguete acelerador sólido). Então ele necessita de um detector de chama para detectar se um vazamento de hidrogênio está queimando. A explosão do dirigível Hindenburg foi um caso infame de combustão de hidrogênio; a causa é debatida, mas os materiais combustíveis na pele do dirigível foram responsáveis pela coloração das chamas.outra característica dos fogos de hidrogênio é que as chamas tendem a ascender rapidamente com o gás no ar, como ilustrado pelas chamas do Hindenburg, causando menos dano que fogos de hidrocarboneto. Dois terços dos passageiros do Hindenburg sobreviveram ao incêndio, e muitas das mortes que ocorreram foram da queda ou da queima do combustível diesel. H2 reage diretamente com outros elementos oxidantes. Uma reação violenta e espontânea pode ocorrer em temperatura ambiente com cloro e flúor, formando os hálitos de hidrogênio correspondentes: Cloreto de hidrogênio e fluoreto de hidrogênio





A Turbina Principal do Ônibus Espacial queima hidrogênio líquido com oxigênio puro, produzindo uma chama quase invisível.

7 comentários:

  1. Seu blog está bembacana! (:
    O conteúdo está interessantíssimo!!

    ResponderExcluir
  2. Vou por hidrogênio no carro um Palio a temperatura do motor chega a 120°© com isso não corro riscos ou corro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc teria apena q trocar o cebolao de temperatura do seu caro para um q c acione com uma temperatura mais baixa

      Excluir
  3. A queima do hidrogenio gera qual elemento co2 por exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 H2(g) + O2(g) → 2 H2O(l) + 572 kJ (286 kJ/mol)

      Excluir
    2. É o que eu queria sabwr de forma simples também não em fórmula.

      Excluir